Por que criar comunidades em torno de seu negócio?

Por que criar comunidades em torno de seu negócio?

Estamos na era da informação, em que tudo é compartilhado, curtido e comentado. Mas será que as empresas no B2B sabem como obter o melhor aproveitamento disso?

Tanto para profissionais quanto para empresas que atuam no B2B, a criação de comunidades pode trazer grandes benefícios que nem sempre são aproveitados. Muito diferente do trabalho de assessoria de imprensa ou gestão de mídias sociais, a criação de uma comunidade em torno de um negócio B2B pode contribuir para que a empresa seja uma referência de mercado e seja buscada por suas soluções.

As frentes de criação de uma comunidade podem envolver portais de informação sobre o mercado, eventos e encontros, vídeos e canais de vídeos, networking ou todas essas ferramentas juntas associadas ao trabalho em mídias sociais, com atenção especial ao LinledIn para o B2B.

A comunidade pode ser criada para duas diferentes frentes: o próprio setor de atuação, por exemplo, uma empresa de TI criar uma rede de informação focada em TI ou com foco no cliente, sendo um provedor de informação de mercado para o público-alvo da empresa, como por exemplo, um fornecedor de TI para o mercado jurídico criar uma rede de informação para este mercado.

Este trabalho pode colaborar muito para o relacionamento com o cliente, tornando a empresa provedora de informação uma referência no mercado, facilitando o acesso do cliente aos produtos e soluções da empresa. O networking fica mais fácil, quando o discurso é focado na necessidade do cliente, o spin de vendas fica muito mais viável, favorecendo que o cliente encontre artigos da comunidade quando estiver buscando respostas no Google, por exemplo.

Um exemplo bacana de comunidade é o Pagamento.Me (www.pagamento.me), que vem se tornando uma referência para o mercado de pagamentos e criando mais oportunidades para estar próxima aos executivos e influenciadores de mercado, tornando-se, por que não, um influenciador.

Comece uma comunidade agora e encontre caminhos para tornar a relação com seu cliente mais fluida, fácil e empática.